9º ANO
Ato de encerramento do Ensino Fundamental. Nesta QUINTA, 22/12, às 19h30min no auditório.

Alegria e Gratidão

"Precisamos ter para ser? Ou precisamos ser para ter?"

Oque faz você feliz? Oque você faz para ser feliz?

Precisamos ter para ser? Ou precisamos ser para ter?

O Apóstolo Paulo escreveu sua primeira carta aos Tessalonicenses para uma comunidade em formação que sofria duras perseguições pelo simples fato de confessar Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Para dentro daquela realidade o Apóstolo Paulo escreveu: "Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus." (1 Tessalonicenses 5.16-18)

Estejam sempre alegres - Regozijai-vos

Benjamin Franklin já dizia: “O contentamento torna os pobres em ricos; o descontentamento torna os ricos em pobres”.

A alegria, a felicidade, é um estado de espírito que vem do bem-estar espiritual, do bem-estar da alma, que as circunstâncias externas não podem abalar ou alterar. A alegria é um dos aspectos do “fruto do Espírito Santo”, um dos produtos do desenvolvimento ou avanço espiritual.

A alegria se dá no Senhor, por causa de nossa união com Ele, devido aos benefícios espirituais que isso nos proporciona, que são constantes e que transcendem a tudo quanto é meramente terreno.

Jesus ensina em Lucas 6.45: “A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio”.

Estejam sempre alegres, “regozijam-se” é o que Deus espera de nós POR ESTARMOS UNIDOS COM CRISTO JESUS!

Orai sem cessar – Orem sempre

A oração é parte integrante e uma atitude básica da vida de fé e da espiritualidade do Cristão. Para os cristãos em Tessalônica, que enfrentavam dificuldades, o Apóstolo Paulo recomenda a oração como fonte para reunir forças, para colher consolo, para ouvir Deus, para agradecer e pedir ajuda.

Ter uma vida em oração é o que Deus espera de nós POR ESTARMOS UNIDOS COM CRISTO JESUS!

Em tudo dai graças – sejam sempre agradecidos

O tema central do versículo 18 é a ação de graças, o agradecimento a Deus por todas as dádivas, bênçãos, experiências. Também aqui o Apóstolo Paulo ensina a sermos gratos em todas as situações, até mesmo nas adversidades da vida. Alegria e ação de graças estão ligadas e são atitudes que diferenciam os cristãos de outras pessoas.

Ação de graças pela bondade e pela misericórdia de Deus. Pelo sucesso de qualquer empreendimento. Pelos suprimentos das necessidades físicas. Por tudo o que temos e somos que vem de Deus e deve servir ao propósito de Deus.

Uma vida de agradecimento, uma vida de gratidão é o que Deus espera de nós POR ESTARMOS UNIDOS COM CRISTO JESUS!

Conclusão

Viver em Cristo é a força motriz da alegria, impulsiona à oração, a devoção, e gera gratidão.

Vejam que coisa interessante: A gratidão leva à alegria e a alegria leva à gratidão.

Como escreveu Martim Lutero ao comentar 1 Tessalonicenses 5.18: “há muitas pessoas que, embora tenham apenas um bocado de pão e um coração que Deus pode encher, são felizes e mais satisfeitas do que qualquer príncipe ou rei”.

Pense nisso e uma abençoada semana!

Alberto Gallert

Pastor Escolar no CEAP

 

COMPARTILHE ESTA PÁGINA


Rua Floriano Peixoto, 132 - Ijuí/RS - CEP 98700-000
Fone: 55 3305.0030 - ceap@ceap.g12.br